segunda-feira, 28 de abril de 2014

A procura de emprego e o desespero: um desabafo

Publicada por Karna Feminino à(s) 22:33
Hoje escrevo-vos num estado bastante pessimista e desanimado. Tenho andado aqui em pulgas, a pensar que teria uma grande novidade para vos contar em breve, mas começo a pensar que esta notícia já voltou à incerteza...
Assim muito resumidamente, neste momento, como já fui dizendo noutras ocasiões e noutros meios de comunicação, estou em casa e a terminar a minha tese de mestrado. Mas não estou em casa por opção ou por falta de lugar, porque em setembro eu tinha arranjado um "pequeno" emprego, em que ganhava o mínimo dos mínimos e ocupava o cargo de, praticamente, uma equipa inteira de trabalho. Já se sabe, o costume.
Entretanto, mais ou menos na mesma altura, chamaram-me para uma entrevista para um cargo que eu queria muito, num colégio muito bom e, ainda para mais, queriam muito que eu ficasse com o lugar, tanto que num espaço de dois dias já me tinham feito duas entrevistas e tinham-me ligado para ficar enquadrada como estágio profissional. 
Só que havia um senão (há sempre, até porque de outra maneira nem estava a contar a história): precisavam urgentemente de alguém para o lugar e portanto sugeriram-me começar a trabalhar de imediato, mas em regime de voluntariado. Como neguei, ofereceram-se para me dar algo para as despesas de deslocação, qualquer coisa que nem chegava a 150 euros. Ou seja, pediram-me para trabalhar a título gratuito até o dito estágio profissional estar aprovado. Apesar de ter chorado baba e ranho, recusei a propostas e disse que, naquele momento, apesar de não estar a fazer algo de que realmente gostava, sempre estava a ganhar (um pouco) mais que o ordenado mínimo e que não podia aceitar trabalhar naquelas condições.
Tudo isto passou, mas quase dois meses depois voltaram a ligar-me, a perguntar se continuava interessada no lugar, que já podiam esperar pela aprovação do estágio. Claro que aceitei e fiquei super entusiasmada, numa semaninha saí do sítio onde estava e esperei pelo estágio que, como era uma transferência, me garantiram que demorava entre duas semanas a um mês.
Ainda hoje estou à espera.
Pormenores à parte, a transferência do estágio correu mal. Tiveram de fazer um outro pedido.
Pedido esse que recebi a notícia na semana passada que tinha sido aprovado.
Hoje, de um modo muito inexpriente e inocente, atendi a chamada, era para me dizerem que começar efetivamente a trabalhar ainda vai demorar cerca de duas semanas. E aproveitaram-me para me propôr, novamente, que trabalhe de graça enquanto o estágio não começa, talvez com a ajuda de despesas de custo, porque não sabem se a pessoa que contrataram para me substituir fica lá durante tanto tempo.
?!
Em primeiro lugar, se eu tivesse caído nesta cantiga logo de início, estava a trabalhar há 6 meses "para aquecer".
Isto está a tornar-se um ciclo vicioso. Sou só eu que acho ultrajante que me proponham uma situação destas?
E o que é pior é que acabo por me sentir mal, porque queria mesmo muito este emprego. Começo cada vez mais a sentir que, quanto mais faço por dar o salto, mais me enterro nas mesmas coisas, nas mesmas histórias...
Sou só eu que ando nestas situações, é mesmo do meu karma? Ou há mais alguém por aí?

2 comentários:

Opinante disse...

Este país está mesmo uma desgraça, desejo-te a maior sorte :)

Quim Carlos disse...

Camarada se não está satisfeita queixe-se ao sindicato que é para isso que ele serve.

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review