sábado, 12 de abril de 2014

As 10 piores amigas para se ter no Facebook

Publicada por Karna Feminino à(s) 18:20
Ultimamente ando a aperceber-me que, na minha conta pessoal do Facebook, os amigos podem ser divididos por grupos: família chegada, amigos com quem falo todos os dias, família menos chegada, amigos da terra, amigos da escola, amigos de quem gosto mas com quem não falo muito e amigas que me irritam "um pouco". Então resolvi deixar aqui o Top 10 das piores amigas que se podem ter no Facebook. Só um reparo: escrevi "amigas" no feminino, não querendo dizer que também não se aplique a "amigos" no masculino; a questão é que, pelo menos no meu caso, as mulheres criaram e dominaram estas categorias. Vamos então lá ver quais são elas.

10ª - A fiel seguidora dos reality shows
E em 10.º lugar temos a amiga verdadeiramente fiel aos reality shows, que tem "gostos" em todas as páginas, oficiais e não oficiais, dos participantes destes programas, quer tenham sido os mais badalados, quer tenham sido os primeiros a sair e de quem já ninguém se lembra! Esta é também o tipo de amiga que está constantemente a partilhar ligações e opiniões sobre as personagens destes ditos programas e a enviar contínuas mensagens privadas a pedir para votarmos neste ou naquele. É a fiel seguidora dos reality shows que, na verdade, me faz acompanhar minimamente estes programas, já que cá em casa nunca tiveram lugar de destaque, muito menos em horário nobre. Agora, pergunto a esta amiga: quem é que disse que os outros querem saber? Já ouviu falar sobre grupos e páginas de apoio destinadas a esses assuntos? É que assim só chateava mesmo quem queria saber...


9ª - A fã dos seus próprios filhos
Numa posição mais acima da tabela, temos a amiga que é a maior fã dos seus filhos, o que não é ridículo se for até aí aos 10 anos de idade dos seus rebentos. Depois disso, ter como foto de capa as selfies dos filhos de 40 anos começa a deixar de ser engraçado. Mas isto não é o pior. O pior mesmo é ver esta mãe a comentar imensas publicações dos filhos, a partilhar dicas e demonstrações de amor na cronologia dos mesmos e estes, como se costuma dizer, nem "ai", nem "ui". Quase que passa de irritante a dá pena, quase que me leva a mim a comentar uma das suas publicações, com um texto do género: "Deixe lá D. Fã Dos Seus Próprios Filhos, o seu filho/filha é uma besta, mas todo o Facebook já percebeu que gosta imenso dele. Agora pare, já chega.". Mas o que me põe fora de mim, mas também me faz dar umas valentes gargalhadas, neste tipo de amigas são as publicações de apoio ao dito filho/filha, quando estes estão a fazer a maior figura de urso de sempre. Tudo bem que mãe é mãe e que as mães apoiam sempre os seus filhos, mas quanto a fazer figuras tristes... Já é discutível!

8ª - A que publica TODAS as fotos que tira
Meu Deus, alguém pode retirar a máquina fotográfica/telemóvel ou o acesso à Internet desta pessoa?! Desde já, deixo expresso que não sou contra a partilha de fotografias no Facebook, mas vai num passeio e partilha TODAS as fotografias que tirou? Mesmo as desfocadas? E as que foram tiradas com pouca luz e que parece que esteve no submundo? E aquelas 10 seguidas com o mesmo bebé com a mesma cara? E aquelas 20 em que alguém, que não queria ser fotografado, está a desviar-se e/ou a tapar a cara? Isso também é preciso publicar para todo o Facebook ver?

7ª - A que acha que é modelo

(ANDPOP)
Logo a seguir à fotografa do ano, temos, na sétima posição, a amiga que acha que é modelo, mas que nunca fez nada nessa área e, ao que parece, também não tem muito jeito. Calma, não estou a criticar fotos de looks, isso é uma coisa. Outra completamente diferente é fotografias amadoras, na maioria das vezes com uma péssima qualidade, na qual se intitulam modelos e dizem para a "fotógrafa": "Gostei muito de trabalhar contigo". Aquilo não é trabalhar, é antes contraproducente, onde já se viu uma fotografia de modelo decente, a ver-se as falhas do bronzeador laranja? Não me parece que haja qualquer tipo de profissionalismo nestas fotografias, muito menos de arte ou moda.

6ª - A que está constantemente a enviar pedidos (seja para o que for!)
Epa, este tipo de amiga tenho a certeza que todos temos. A que envia pedidos para jogos (mas eu já disse que não jogo!), a que envia pedidos para se pôr "gosto" numa página/comentário/foto/publicação (para um concurso qualquer), a que envia pedidos para ajudarem o não sei quantos que precisa de não sei o quê... Não há paciência! Até porque quando chegamos ao ponto em que bloqueámos as aplicações... Ela descobre e envia pedidos novos!

5ª - A assassina da Língua Portuguesa
 E a meio da tabela temos a assassina da Língua Portuguesa, que não só desrespeita todas e quaisquer regras de ortografia e gramática, como também ainda faz gala disso. Pior ainda são aquelas que dizem:
- Olha, o que é que queres, é do acordo ortográfico, ainda não me habituei! - isto escrito com os erros mais inacreditáveis e possíveis de concebermos na nossa imaginação, que, como é óbvio, nada têm a ver com o mais recente acordo ortográfico.
Esta pessoa consegue estragar todas e quaisquer frases reflexivas ou textos comoventes que sejam da sua autoria, pois só de vislumbrar, qualquer um fica sem vontade de ler. É com este tipo de amiga no Facebook que tenho epifanias, das graves, que me fazem sentir a frustração de corretor ortográfio.

4ª - A que diz que detesta homens mas anda à caça
 "Farta de homens! Agora quero é festas e amigas" ou a típica frase "Os homens são todos iguais" são as publicações mais frequentes deste tipo de amigas no Facebook. Rebaixam e estereotipam os homens, dizem que estes  só querem mulheres fáceis, que só pensam em futebol, que não dão valor à mulher verdadeira (e qual éa definição disso?), mas estas frases e opiniões, para mim, traduzem-se em "Quero um homem desesperadamente!". E isto porquê, caros leitores? Porque este tipo de amiga, a que supostamente odeia homens, é aquela que, assim que consegue, arranja um namorado, com o qual publica imediatamente que está numa relação, e parece a toda a gente que, ao fim de um mês, já é para casar, até porque já se publica que aquele é o homem da vida dela. Só que não. Na melhor das hipóteses, um ou dois meses depois (quando não se trata de dias) já esta amiga terminou a relação e reclama que nem pode ver homens à frente e lá voltamos nós ao início do ciclo.
Com amigas destas no Facebook, muito sinceramente, não sei para que é que as pessoas perdem tempo e gastam dinheiro com revistas "cor de rosa"!

3ª - A filósofa de frases feitas
E já estamos no TOP 3 das piores amigas, com a filósofa de frases feitas em terceiro lugar. Sabem aquelas fotografias que são partilhadas no Facebook com uma fotografia a preto e branco e marca de água, com uma frase profunda, em destaque, com um autor mundialmente reconhecido (mas que na maior parte das vezes não corresponde à verdade)? Então se sabem, estou a falar daquele tipo de amigas que está constantemente a publicar imagens destas, com frases muito profundas do Gandhi ou do Dalai Lama. Só existem dois problemas com estas amigas (e que me irritam profundamente, diga-se de passagem) é que, primeiro, elas nem fazem ideia de quem sejam os verdadeiros autores:
- Deve ser um cantor ou um ator qualquer!
E, segundo, isto é mesmo só filosofia de boca, porque adotar efetivamente a filosofia que está na imagem é mentira.

2º - A sempre emocionada
Como já estamos na segunda posição, é de calcular que esta seja uma personagem que me ponha fora de mim, prestes a partir o portátil. Esta nossa amiga, a sempre emocinada, é o pavor. Qualquer publicação, comentários, fotografias, o que seja é acompanhado do seguinte bonequinho:
:')
Mas esta mulher está sempre emocinada, caramba?! É de ver coisas de bradar aos céus, tais como: "Obrigada :')", "Oh, que fofinha! :')", "És tudo para mim :')", "A madrinha é pior que o afilhado :')", "Vamos combinar um jantar? :')" "Foto minha quando saí da casa de banho :')". A sério, é de chegar ao ridículo.

1.º - A que publica a vida toda
 (Chromoz)
E para terminar (ouvem-se os tambores rufar), temos a implacável, a viciada, a sempre online, a amiga que publica a vida toda no Facebook. Esta é a pessoa mais chata de todo o sempre, que vive para e no Facebook, é a junção do pior de todas as outras categorias de amigas. 
Ela foi sair à noite, publica uma foto com a legenda "Que noite louca, Maria, Zézinha e Companhia Limitada, temos de repetir!".
Ela foi sentar-se numa esplanada, publica uma foto com a legenda "Que bem que se está à beira mar, muito bom cafézinho com as minhas queridas amigas".
Ela foi às compras e publica todos os sacos que trouxe "Mas que belas comprinhas!".
Ela foi correr e/ou dar uma caminhada, temos uma sequência de fotografias de todos os sítios diferentes por onde ela passou.
Ela resolve fazer dieta, temos a toda a hora fotografias do almoço, do pequeno almoço, dos smoothies, do jantar, da ceia...
Ela tem insónias, toca de publicar selfies na cama, despenteada, a fazer caretas e com a legenda "Opa, não consigo dormir".
Só falta mesmo é ela ir à casa de banho e publicar a fotografia daquilo que evacuou, com um comentário do estilo "Bem, estava cheia de gases!".

E depois deste enorme texto, quero que me digam: identificam algum amigo vosso de Facebook como pertencente a uma destas categorias? Trocavam a ordem de algumas delas? Acrescentavam mais alguma categoria? 
Partilhem comigo!

1 comentários:

S* disse...

Mas que gargalhada. É tal e qual!! Tenho exemplares para todas as categorias!

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review