quinta-feira, 10 de abril de 2014

O (re)início da dieta

Publicada por Karna Feminino à(s) 13:18
Andei aqui um dia desaparecida e quem me segue no Twitter/Facebook acho que percebeu que eu estava ontem um pouco depressiva... Até tinha aqui alguns textos para escolher e publicar, mas simplesmente não combinavam com o meu estado de espírito de ontem. Certamente, principalmente as senhoras, me compreendem!
Mas depois de uma boa caminhada e de umas conversas de "deitar fora" lá voltei a mim e confesso que hoje me sinto cheia de energia! Decidi  que esta vai ser a semana de regresso à minha dieta. Em janeiro já a tinha começado e os resultados no início de março já eram visíveis, mas entretanto com os festejos carnavalescos saí do bom caminho e ainda não consegui voltar.
Mas esta semana regressei, mesmo com o aniversário do mano e os doces inevitáveis, e uma coisa que vou certamente fazer diferente desta vez é começar com calma, nada de atitudes radicais, e com objetivos a curto prazo. Em primeiro lugar, mentalizei-me que não é possível eu perder 20 kg (ainda que me fizesse falta) de um dia para o outro e comecei primeiro com a meta de perder 5 kg. Não quero fazer dietas loucas, nem beber chás milagrosos e muito menos quero tornar-me numa modelo e numa obsessiva por dietas. Quero antes, sim, sentir-me menos pesada, não ficar com a língua de fora sempre que subo um lance de escadas e sentir-me bem com o que como. Portanto, a "curto" prazo tenho o objetivo de perder 5kg e, quando lá conseguir chegar, quero perder mais 5 kg.
Em segundo lugar, não vou passar fome, porque isso é meio caminho andado para voltar a cometer os disparates. Comer bem não é sinónimo de só comer um quarto do prato e acho que esse era um dos meus maiores erros. E sim, de vez em quando, até porque cá em casa há uma ótima cozinheira e uma família de gulosos, vou comer um pedacinho das sobremesas que cá se fazem. Isto também está relacionado com a minha forma de estar e de viver, porque apercebi-me que outro dos meus "temas" (que falei logo na primeira publicação) é a comida, o poder comer ou não poder, e não vou simplesmente ficar sem um dos meus prazeres preferidos. Vou tentar antes moderá-los e descobrir outros prazeres noutra forma de alimentação. Além disso, aprendi há pouco tempo que a ansiedade de não poder comer um doce e/ou o sentimento de repressão depois de comer algo mais calórico do que o devido aumenta o stress, o que por sua vez nos ajuda a engordar e nos leva ao início do ciclo, que é querer comer outro doce.
Em terceiro lugar, tenho de fazer mais exercício físico. Não é inscrever-me num ginásio e passar lá o dia, até porque isso não é bem o meu estilo de vida. É mais fazer mais caminhadas e começar mesmo a dar umas corridinhas, acompanhados de alguns exercícios (rápidos) para alongar e tonificar. E quanto mais ao ar livre, melhor.
Então, as regras que decidi começar a seguir mais frequentemente, a começar , são: beber mais água (bebo muito pouca durante o dia todo) e alterar o tipo de alimentação a partir da hora do almoço. Não é deixar de lanchar/jantar, é antes evitar o pão e substitui-lo por frutinha e uma sopa, por volta das 18h30/19h, e fico logo jantada.
E vocês? Também andam preocupadas(os) com a dieta? Têm outras estratégias? Partilhem comigo (que bem estou a precisar)!

1 comentários:

Opinante disse...

Eu esta manhã saí de casa a pensar que teria que cortar em algumas coisas visto a semana ter sido repleta de excessos.Nisto chego ao trabalho, e tenho uma mega fatia de bolo à minha espera, opááá´!

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review