domingo, 18 de maio de 2014

O primeiro dia!

Publicada por Karna Feminino à(s) 13:59
Não queria deixar de partilhar convosco o meu primeiro dia de trabalho! Fiquei bastante satisfeita por ter esperado 6 meses para conseguir trabalhar nesta Escola.
Em primeiro lugar, qual é o meu cargo? Sou Educadora de Infância, mas não de sala, ou seja, dinamizo atividades, sobretudo de inglês e de preparação para o 1.º Ciclo, com os diferentes grupos de pré-escolar. E a grande vantagem é a diferença desta escola, através do modelo pedagógico High Scope, desenvolvido de uma forma intensiva. Nunca tive a oportunidade de trabalhar/estagiar em nenhum contexto pedagógico com este modelo, por isso, além de estar super entusiasmada com este novo desafio, ando a bater com a cabeça contra a bíblia desta pedagogia, o "Educar a Criança".
Como era o primeiro dia, na sexta-feira tive a oportunidade de estar numa posição maioritariamente observadora e consegui ver grandes diferenças, em comparação com o que é mais habitual ou tradicional na educação pré-escolar em Portugal:
  • A calma: É comum, noutros jardins de infância, ouvirem-se gritos e andar sempre tudo numa correria. Ali não. Os adultos não gritam e têm um controlo sobre as horas muito rigoroso. Todas as atividades e rotinas são feitas exatamente nas horas a que estão programadas, sem haver uma grande tensão à volta do seu cumprimento. É assim e pronto.
  • A duração das atividades: Geralmente, as educadoras programam uma atividade que dura pelo menos 45 minutos/1 hora, quando não sã ocupadas manhãs inteiras. Ali não. O maior espaço de tempo das ativdades são 15/20 minutos, sendo que a hora do descanso e da refeição são as que têm uma maior duração. E, apesar deste tempo parecer curto, eu considerei que tinha alguma eficácia, porque as crianças desta idade têm um curto período de concentração e, deste modo, conseguiam focar-se verdadeiramente nas diversas tarefas que lhes eram propostas.
  • A resolução de conflitos: já tinha ido a uma formação acerca da metodologia de resolução de conflitos/problemas com as crianças, segundo o High Scope, mas ver é outra  realidade. As crianças respeitam-se umas às outras e aos adultos e, como são chamadas e lhes é pedido que sugiram alguma solução, têm uma capacidade de resolução de problemas, que é tão importante para a vida quotidiana, muito desenvolvida, em comparação com os outros contexto.
  • A rotina: Ali há muito menos stress porque a rotina é levada muito a sério.Todos os dias, às mesmas horas, há os mesmos momentos, ainda que com atividades diferentes, pelo que as crianças conseguem antecipar o que vem de seguida, o que, por sua vez, as faz sentir mais seguras e mais disponíveis para aprenderem.
  • A equipa educativa: nesta Escola, não há diferença entre auxiliar e educadora, simplesmente são uma equipa educativa, na qual trabalham ambas com os mesmos objetivos, definidos por ambas. Não há o quem manda ali e a que faz, são duas profissionais iguais uma à outra.

Para terminar, também as atividades são fora de série, são o verdadeiro brincar com intencionalidade educativa. Um exemplo foi o momento do pequeno grupo, no qual assisti à auxiliar a dramatizar uma situação, através de cubos e animais de plástico. Contava ela, enquanto manipulava simultaneamente os objetos, que duas amigas zebras construíram uma casa para viverem, na qual tinham espaço para as duas e eram muito felizes. Mas um dia, surgiu uma outra amiga zebra, que construiu uma casa ao lado só para ela. Contudo, esta nova amiga zebra sentia-se muito sozinha e gostava de se juntar às amigas, pelo que a auxiliar propôs que as crianças apresentassem uma solução para este problema. Depois, distribuiu uma caixinha com os mesmos materiais que utilizou para que cada criança pudesse pensar numa solução e apresentá-la, enquanto ela os ia apoiando.
Muito original!

Um resto de bom fim de semana!



4 comentários:

Portuguesinha disse...

Se tivesse uma criança ia já inscrevê-lo nessa escola!
Mas conta lá qual é, tenho um «emprestado» e nunca se sabe. E como imagino que, como todas, já têm vagas preenchidas o melhor é planear antes da concepção ahahah :)

S* disse...

Fico mesmo feliz, no fundo tudo correu pelo melhor. Agarra-te ao trabalho com toda a garra

Classe Cappuccino disse...

Toda a sorte e felicidade para esta nova etapa

Sónia
Taras e Manias

Opinante disse...

Que bom, que corra tudo pelo melhor ;)

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review