segunda-feira, 7 de abril de 2014

No mundo da literatura infantil #3: "A princesa que bocejava a toda a hora"

Publicada por Karna Feminino à(s) 12:02
O livro infantil "A princesa que bocejava a toda a hora", de Carmen Gil & Elena Odriozola, foi destacado em 2006 com o 2.º prémio de melhores ilustrações, na categoria infantil e juvenil, pelo Ministério da Cultura de Espanha.
Preço: 12,90€
Editora: OQO
Confesso que o que me chamou à atenção para este livro foi única e exclusivamente o destaque do prémio ganho, porque, pela capa, não me atraiu muito numa primeira impressão. No entanto, esta perspetiva foi imediatamente alterada quando abri e li o livro.
Para já, as ilustrações são, de facto, um mimo. Ficam aqui algumas para despertar a curiosidade.


Depois, a história é interessante, contém frases que se repetem sistematicamente, convidando o público mais jovem a participar e a repetir também. A história fala, tal como se prevê no título, de uma princesa de um reino que estava sempre a bocejar, mas com ela bocejava todo o reino. O rei, seu pai, que já estava a ficar preocupado, tentou então apresentar algumas soluções para tentar parar com os constantes bocejos. Será que vai conseguir?
Este livro, em sala de atividades/aula, permite falar sobre os divertimentos de cada um e a importância que atribuem à amizade. O que é para eles o mais divertido de fazer? O que costumam fazer com os amigos dentro e fora da escola?
Além disso, para os mais crescidos, pode-se também analisar a "língua ensarilhada" do filho do criado. Como é que será que se formou essa língua? Estão lá partes das palavras que ele queria dizer? E é ainda possível tentar que os alunos, em pequenos grupos, criem outras "línguas ensarilhadas", através de outras regras de formação.
Boas leituras!

2 comentários:

S* disse...

Adoro os desenhos, as ilustrações são lindas.

Opinante disse...

Que saudades de literatura infantil ;)

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review