sexta-feira, 28 de março de 2014

"Ele nem está a aprender nada"

Publicada por Karna Feminino à(s) 11:02
No outro dia, a caminho da antestreia do Capitão América, estava a falar com o meu querido namorado acerca de ter tempo e de se dar uma "folguinha" aos filhos quando se está em casa, quando ele se sai com esta:

- Pois, eu se estivesse em casa também ia buscar o meu filho. Ainda por cima na creche ele nem está a aprender nada.

WHAT?!?!?!

Eu, nada dramática e também nada exagerada, fui a marterizá-lo o resto do caminho (sorte a dele, porque já íamos a mais de metade).

- Pois é, na creche não se faz nada. Somos uma cambada de otárias que andamos para ali, a mudar fraldas e a tomar conta dos meninos. Tomar conta, quer dizer, a conversar enquanto eles se matam uns aos outros ali para o canto. No pré-escolar é a mesma coisa. Sim, porque as crianças só começam a aprender qualquer coisinha quando chegam ao 1.º Ciclo. E, e... É mesmo só uma coisinha de nada, até porque aprender a ler e a escrever é facílimo, os miúdos já nascem a saber e tudo, o código escrito é super lógico para eles.

Então não se faz nada na creche?!?! Então para que é que as educadoras de infância têm, pelo menos, 4 anos de formação superior? Para nada, queres ver?!
Aqui estou a usar o meu namorado como "bode expiatório", mas o que é verdade é que a maior parte das pessoas pensa isso, que nas valências de creche e pré-escolar não se faz nada, que nós, educadoras de infância, somos pagas para prestar cuidados. E também somos, verdade, mas é muito mais que isto.
Até porque a autonomia dos meninos, em termos de motricidade, de idas à casa de banho, de postura a comer, adquire-se por milagre, porque é assim.
Também a forma de se agarrar nos instrumentos de escrita, tesouras, cola, etc., também eles aprendem só por acaso.
Ah e as regras e formas de socialização, aquelas que até dão tanto jeito em casa, também é tudo porque nascem assim.
Obviamente que com tudo isto, não estou a dizer que os pais não fazem nada, até porque fazem parte do ambiente mais importante para as crianças, nem estou a dizer que todas as educadoras são muito boas, nem que as crianças só aprendem isto porque estão a frequentar a creche/pré-escolar. Mas o que é facto é que, na nossa intervenção pedagógica diária, temos uma intenção, temos um objetivo, que não é aleatório e que ajuda no desenvolvimento das crianças.
Mas acho que vou passar a adotar o conselho de uma professora minha, que dizia:
- Opa, deixem-nos dizer que somos pagas para brincar com eles. Em parte até é verdade. O que interessa é aquilo que fazemos e sabemos que estamos a fazer com eles. O resto é conversa.


0 comentários:

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review